Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Carlos Marighella

Workshop de Modelagem de Negócios da Economia Circular fortalece vínculos entre Universidade Federal da Bahia e comunidade externa em Camaçari

Evento no Horto Florestal marcou o encerramento do primeiro ciclo do grupo de pesquisa do ICTI/UFBA, reunindo mais de 65 participantes para debater modelos de negócios sustentáveis

 

 

O grupo de pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/UFBA), Campus Camaçari, promoveu, no último dia 27 de novembro, o Workshop de Modelagem de Negócios da Economia Circular. O evento, realizado no Horto Florestal de Camaçari, reuniu mais de 65 participantes, incluindo estudantes, professores, representantes de cooperativas, empreendedores e gestores públicos, e representou a culminância das atividades do primeiro ano da pesquisa “Modelagem de Negócios com Base na Economia Circular e Inovação Social em Camaçari-BA”, apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - UFBA, Edital JovemPesq 2024.

 

A pesquisa, que articula ensino, pesquisa e extensão, é coordenada pelo Prof. Dr. Tito Ianda (ICTI/UFBA), com a participação do Prof. Mário Bulhões (UFOB) e Prof. Dayvid Souza (IF-Goiano e atualmente Coordenador Geral de Tecnologias Sociais e Economia Solidária do MCTI), contando também com a participação da bolsista de Iniciação Científica, Kailane Souza, estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI CTI). O projeto estabelece vínculo direto com a sociedade, tendo como público-alvo central escolas, projetos sociais, empresas e cooperativas de reciclagem de resíduos urbanos e industriais em Camaçari.

 

 

A abertura oficial do workshop foi conduzida pelo Prof. Dr. Tito Ianda, com cerimonial apresentado pelo professor Mário Bulhões. A diretora do ICTI/UFBA, Profa. Dra. Maiana Matos, esteve presente e reforçou a importância institucional da atividade: “iniciativas como essa são fundamentais para a promoção de soluções reais para problemas da sociedade”, afirmou em sua fala.

 

A manhã foi dedicada a palestras que apresentaram experiências concretas na gestão de resíduos e inovação social. Egon Machado, Gestor de resíduos, detalhou o papel da instituição na recuperação de minerais críticos no município. Em seguida, o professor Michell Thompson compartilhou projetos desenvolvidos com estudantes do CETEP, e Egon Luiz da Silva Machado, profissional na área de gestão de resíduos sólidos, aprofundou aspectos técnicos e socioambientais da gestão de resíduos sólidos.

 

A cooperativa COOPMARC, representada pelo Sr. Jerônimo Bispo, Diretor Presidente e pela assistente administrativa Maiara, apresentou seus desafios, resultados e produtos gerados a partir da Economia Circular, como sabão ecológico feito de óleo de cozinha reciclado e vassouras produzidas com garrafas PET.

    

 

Simultaneamente a um coffee break, os participantes visitaram estandes expositivos que materializavam os conceitos debatidos. Foram apresentados o projeto do CETEP de impressão 3D com PET reciclado; as obras táteis e em realidade virtual com materiais reaproveitados do projeto ICT & Elas, orientado pela professora Dra. Carina Silveira; os produtos de moda sustentável da Dan Afro Fibras, confeccionados com sobras de tecido; e as iniciativas de empreendedorismo e impacto social do time Enactus UFBA ICTI.

No período da tarde, o professor Dr. André Sena, vice-diretor do ICTI, ministrou oficina sobre o reuso e a recuperação de minerais críticos de resíduos eletroeletrônicos. Para ele, o evento proporcionou uma reflexão ampliada: “a gente, assistindo palestras e vendo contribuições não só de estudantes, mas também de professores e de pessoas fora da academia, consegue ter um ponto de reflexão mais amplo”, destacou.

O encerramento ficou por conta da oficina de modelagem de negócios, ministrada pelo professor Tito Ianda. Após uma introdução teórica sobre Economia Circular, os participantes foram divididos em grupos para construir, na prática, campos de modelos de negócio relacionados à temática, em uma atividade dinâmica e colaborativa.

 

 

O workshop contou com o apoio essencial de estudantes do BI CTI, João Maurício e Beatriz Machado, e consolidou uma rede de parcerias com LIMPEC, COOPMARC, CETEP RM Camaçari, ICT & ELAS, ENACTUS, e os palestrantes convidados. O sucesso do evento reforça o compromisso do ICTI/UFBA em gerar transformação social e ambiental por meio da sustentabilidade, da inovação e da educação, aproximando a universidade das demandas reais da comunidade e fortalecendo a economia circular como vetor de desenvolvimento para o território de Camaçari.

Com informações de: Kailane Souza

 

Tag da Notícia: 
Ativ. Extra Curriculares
Compartilhe: