Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Carlos Marighella

Iniciação científica e tecnológica

As agências de fomento estimulam o desenvolvimento científico do país, incentivando financeiramente e garantindo que alunos de graduação tenham acesso à Iniciação Científica (IC). A partir disso, o aluno pode ter seu primeiro contato com as bases da construção do conhecimento, podendo se aprofundar num tema em uma área de atuação específica. 

 
Para ingressar em uma IC, o aluno deve procurar um professor que já possui um projeto de pesquisa em andamento. Normalmente, o convite surge por interesse próprio do aluno, de um colega que já faz parte do projeto ou do professor orientador. Este, o professor orientador, tem um papel fundamental na formação do ‘eu’ cientista no aluno, além de levá-lo a ampliar seus conhecimentos teóricos e práticos. Um outro caminho para ingressar em uma IC, é acompanhar os editais publicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, que divulgam os critérios de seleção para diferentes modalidades de IC, bem como os resultados de projetos e planos de trabalho aprovados.  
 
As IC podem ser voluntárias ou com bolsa. Nas IC com bolsa de iniciação científica, além das horas complementares, este tem uma bolsa mensal paga por alguma agência de fomento. O mesmo é válido para a IC voluntária, exceto por não haver bolsa de financiamento. Os valores das bolsas podem variar de acordo com a agência de fomento; por conta disso, é interessante consultar diretamente os sites de cada uma das agências de fomento (FAPESB e CNPq). As bolsas duram, em média, um ano, que é o tempo de execução da pesquisa. É muito importante também se atentar às exigências e contrapartidas de cada edital, como a necessidade de apresentação em congressos e horas de dedicação à pesquisa. As IC's podem ainda ser divididas entre PIBITI e PIBIC. A IC PIBIC busca a descoberta de um novo conhecimento, uma nova hipótese, compensatoriamente, a IC PIBITI busca usar um conhecimento para o desenvolvimento de uma inovação, seja de caráter procedural, serviço ou mercado.  
 
Para maiores informações, acesse o site do Sistema de Gerenciamento de Bolsas de Iniciação. Para entrar em contato com os docentes do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação, acesse a lista de professores.