A UFBA no IV Seminário Interncional de Economia e Desenvolvimento
Realizado pela Divisão de Ciências Econômico-Administrativas da Universidade Autônoma de Chapingo, no México, o IV Seminário Internacional de Economia e Desenvolvimento, contou com a apresentação do trabalho "Potencial das biorrefinarias modulares na América Latina: competição, equidade e valor agregado no Sul da Bahia-Brasil" que, da UFBA tem entre outros coautores, o pesquisador Tito Francisco Ianda, o economista Rilton Gonçalo Bonfim Primo
Em outro projeto, o economista Fernando Cardoso Pedrão, também UFBA, ministrou a palestra de abertura do evento de título "Prelúdio para uma economia contemporânea"
"Potencial das biorrefinarias modulares na América Latina: competição, equidade e valor agregado no Sul da Bahia-Brasil"
Essa pesquisa analisou 608 estudos sobre a avaliação ambiental de biorefinarias, mostrando que a maioria se concentra em medir emissões de gases de efeito estufa. O estudo aponta a necessidade de um procedimento padronizado para avaliar o impacto ambiental dessas fábricas, especialmente no que se refere ao uso de recursos naturais. Além disso, a pesquisa destaca a importância de considerar a preservação de florestas nativas e promover o uso sustentável de recursos florestais para fortalecer a transição para uma economia sustentável.
Queremos destacar a participação do Prof. Tito Francisco Ianda, Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2018-2023). Mestre em Administração, área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS (2014-2016) e Graduado em Administração pela mesma Universidade (2009-2013). Experiência na Docência de curso Superior de Administração de Empresas, Pesquisa Científica, Consultoria Empresarial e Desenvolvimento Tecnológico Industrial, cujo mais projetos e informações podem ser encontrados em lattes.