Prefeitura doa terreno para a construção do campus universitário da UFBA, em Camaçari

Nesta terça-feira, 11 de janeiro de 2022, a prefeitura de Camaçari realizou o ato simbólico de assinatura do Projeto de Lei Nº 1057/2021 para doação de dois terrenos à UFBA. Ambas as áreas somam mais de 147 mil metros quadrados e irão sediar o campus universitário da UFBA em Camaçari, em caráter definitivo.

Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o Prefeito, Elinaldo Araújo, o Vice-Prefeito, José Tude, o Reitor da UFBA, João Carlos Salles, o Deputado Federal, Paulo Aziz, o Vereador Dilson Magalhães Jr., representando a Câmara de Vereadores, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFBA, Penildon Silva Filho, a Secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins e a Diretora Pro Tempore do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA, Maiana Brito de Matos. A cerimônia contou também com a presença de vereadores, secretários municipais, servidores da UFBA e de membros da imprensa.

As autoridades ressaltaram a importância dessa conquista para o município de Camaçari e Região Metropolitana e os desafios que ainda estão por vir. Para a diretora Maiana Matos, “com essa doação teremos a possibilidade de ampliar as vagas, e isso fará de Camaçari uma cidade melhor, menos desigual, dispondo de uma universidade comprometida com o ensino, a extensão e a pesquisa de qualidade”.

O pró-reitor de ensino de graduação, Penildon Silva Filho destacou a relevância deste ato para a qualificação dos munícipes e atuação no mercado de trabalho e que, com a consolidação da UFBA em Camaçari, o município se torna também um polo universitário e não mais apenas industrial.

O reitor João Carlos Salles enfatizou o importante papel da educação para a sociedade e o compromisso da UFBA com a democratização do acesso ao ensino superior. “Não basta defender a educação em palavras, é preciso defender a educação em gestos concretos. Nós temos orgulho de ser local de ensino, de apoio, de resistência nos momentos de obscuridade, porque é isso que é a educação. Esse é o primeiro passo. Não será um caminho rápido, é um projeto a longo prazo, que será recompensador”, afirmou o Reitor.