NOAE mantém contato online com os estudantes durante o distanciamento social e dá dicas para manter rotina de estudos

O Núcleo Local de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (NOAE) vêm executando ações para manter o contato com os estudantes do Instituto e traçando estratégias para o atendimento de demandas de forma remota desde a suspensão das atividades administrativas presenciais,
iniciada no dia 18 de Março.

Os estudantes mantém contato a partir do e-mail do Núcleo (noae.icti@gmail.com) ou dos e-mails institucionais de suas integrantes. Contudo, as interações mais frequentes ocorrem através do perfil do Instagram do NOAE (@noae.icti).

No Instagram são postados informes e textos para reflexão frequentemente, são feitas enquetes e os estudantes conversam com as integrantes do Núcleo, via Direct, tirando dúvidas. No dia 16/4, aconteceu uma live com exercícios corporais para lidar com a ansiedade e a tensão provocadas pela pandemia de COVID-19.

A psicóloga do Núcleo, Lívia Vasconcellos, está a disposição para realizar escutas com os estudantes que necessitarem, de forma remota, atendendo a todas as recomendações dos Conselhos de Psicologia para atendimento psicológico online. A pedagoga, Laise Almeida, por sua vez, também está disponível para orientações com relação a rotina de estudos e Fátima Coutinho, assistente social, atende para esclarecer dúvidas com relação a assistência estudantil.

No período de 09 a 15 de abril, foi realizada uma sondagem com os estudantes, cujos resultados foram cuidadosamente analisados, pois servirão como elemento norteador para novas ações, que serão divulgadas oportunamente no perfil do Instagram e no e-mail pessoal dos estudantes.

Dentre as ações pensadas, a equipe do Núcleo elaborou uma cartilha de rápida leitura com dicas para criar e manter uma rotina de estudos em casa. Para acessá-la, clique aqui.