Evento reuniu representantes da empresa, corpo docente e discentes para um diálogo sobre tecnologia, qualidade no setor e oportunidades de colaboração

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/UFBA) promoveu, na manhã da última quarta-feira (12/11), uma palestra com representantes da Goldwind, empresa líder global na fabricação de aerogeradores. O evento, realizado na Sala 4 do Instituto, contou com a mediação do Prof. Dr. Paulo Guilherme e com a presença da diretora do ICTI/UFBA, Profa. Dra. Maiana Matos, além de docentes e discentes.
A empresa foi representada por Mauricio Kruel Froner, Mario Lucas Bastos, Zhang Hebbing (diretor qualidade), Yuan Xiaofei (diretor estratégico) e Bepo (HRBP - China).
Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o mercado de energia eólica, a equipe apresentou o histórico da empresa, o funcionamento dos aerogeradores, a gestão de layout de materiais e os sistemas e processos de qualidade adotados tanto dentro quanto fora da fábrica. A explanação técnica proporcionou um panorama detalhado da atuação da multinacional no setor de energias renováveis.
O debate foi marcado pela participação ativa dos estudantes do ICTI/UFBA, que enriqueceram a sessão com perguntas relevantes, demonstrando engajamento com a temática. O interesse dos discentes foi destacado pelo responsável geral da Goldwind, Maurício Kruel Froner, que afirmou: “Foi um prazer estar aqui hoje apresentando um pouco mais sobre a empresa, sobre energia eólica e gerando esse interesse nos estudantes de engenharia. Foram perguntas extremamente pertinentes e curiosas”.
A palestra também abordou as formas de sinergia entre a empresa e a universidade. Durante depoimento, o representante Mario Lucas fez um convite direto à comunidade acadêmica: “A Goldwind convida os estudantes da UFBA a irem mais fundo no conhecimento técnico a respeito das energias limpas e renováveis”.
A iniciativa reforça o compromisso do ICTI/UFBA em fomentar a interação entre a academia e o setor produtivo, criando espaços para a troca de conhecimentos e o estímulo à formação de profissionais qualificados em áreas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e inovação no país.
Com informações de: João Maurício de Sousa Castro







