Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Carlos Marighella

ICTI promove workshop sobre Igualdade Étnico-Racial e Neurodiversidade

 

Na última terça-feira, 10 de junho, estudantes do componente curricular Administração e Economia, sob orientação do professor Milton Correia Sampaio Filho, promoveram o workshop “Igualdade Étnico-Racial e Neurodiversidade”. Realizado no Horto Florestal de Camaçari, o evento teve como foco central a promoção da igualdade étnico-racial e da inclusão de pessoas neurodivergentes nos ambientes educacional e profissional.

A atividade integrou a programação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da UFBA e reuniu especialistas, educadores, estudantes e pessoas neurodivergentes em uma agenda composta por rodas de conversa, oficinas e momentos de troca de experiências.

A cerimônia de abertura do workshop foi conduzida por Marielson dos Santos Jesus Junior, que deu as boas-vindas ao público e oficializou o início das atividades. Na ocasião, apresentou a mesa de abertura, composta por Maiana Brito de Matos, representante da Direção do Campus Carlos Marighella; a estudante Rebeca Sampaio Araújo; a professora Hilda Ferreira da Silva; e a psicopedagoga Nanci de Araújo Silva.

Na sequência, a professora Hilda Ferreira da Silva realizou uma apresentação dedicada às questões étnico-raciais, com destaque para os desafios enfrentados e as estratégias voltadas à valorização das identidades negras e indígenas no ambiente educacional. Em seguida, a psicopedagoga Nanci de Araújo Silva, do Colégio Estadual Polivalente, abordou a temática da neurodivergência, compartilhando sua experiência na rede pública de ensino de Camaçari e discutindo práticas pedagógicas que reconhecem e valorizam as diferentes formas de aprendizagem.

Outro momento de destaque foi a roda de conversa com a psicopedagoga Laise Isabela Almeida e a psicóloga Lígia Carvalho Reis, que abordaram temas como acolhimento, saúde mental e inclusão de pessoas neurodivergentes no cotidiano acadêmico e profissional.

O evento também contou com o protagonismo de grupos de estudantes, que idealizaram e apresentaram propostas de soluções inclusivas na educação e no mercado de trabalho. Os projetos apresentados demonstraram a criatividade, o engajamento e o compromisso dos discentes com a construção de ambientes mais diversos, acessíveis e equitativos.

As propostas foram avaliadas por uma banca composta pela diretora do ICTI, professora Maiana Brito de Matos; pelos professores Marcos de Souza e Izete Celestina dos Santos Silva; por Israel Amoêdo, coordenador da Juventude de Nível Superior da Secretaria de Educação de Camaçari; e por Marlos Jesus, membro da Coordenação de Inovação do município.

A estudante Graciella Leal dos Santos compartilhou o impacto pessoal da experiência: “O workshop foi uma experiência incrível, que vai ficar marcada em minha vida. Mesmo com as minhas limitações, como uma pessoa do espectro autista, consegui ultrapassar mais uma barreira e conquistar meu primeiro selo da minha coleção. Esse selo será chamado Superação! Obrigada, UFBA, obrigada, colegas, obrigada, professores! Ah, e para não esquecer: minha equipe, formada por mim e por meu colega Fernando, com o projeto de inclusão para pessoas neurodivergentes, conquistou o primeiro lugar. Alegria sem tamanho. Obrigada, Deus.”

Para o estudante Lucas Ferreira, um dos organizadores, a experiência foi transformadora: “Participar da organização do workshop foi uma experiência desafiadora, mas extremamente enriquecedora. Apesar de alguns obstáculos, ver o resultado final e o impacto positivo nos participantes fez tudo valer a pena.”

A discente Jeane Bonfim, também integrante da equipe organizadora, destacou a importância de ações como essa: “Participar do workshop foi uma experiência desafiadora, porém gratificante. Tivemos uma troca de conhecimentos enriquecedora. É necessário que haja mais eventos como esse, que exponham as dificuldades enfrentadas por grupos étnico-raciais e neurodivergentes, para que, então, consigamos diminuir as barreiras impostas a eles.”

A diretora do ICTI, professora Maiana Brito de Matos, avaliou positivamente a atividade: “A segunda edição do workshop de ideação foi excelente, destacando-se pelo protagonismo estudantil em todas as etapas — da organização à proposição de soluções —, sob a orientação do professor Milton Sampaio. Nesta edição, o foco esteve no ODS 18, voltado à igualdade étnico-racial, e na neurodiversidade. A atividade dá continuidade à primeira edição, que abordou a sustentabilidade, e reforça o papel dos(as) estudantes na identificação de desafios sociais e na construção de soluções inovadoras por meio de tecnologias sociais. A iniciativa reafirma o compromisso do ICTI com a formação crítica, a inovação social aberta e o estímulo a pré-incubadoras de projetos de impacto social integrados ao Ecossistema Local de Inovação de Camaçari e ao time Enactus.”

O workshop teve como eixo central a construção coletiva de soluções que reconhecem e valorizam a diversidade neurológica como um vetor de transformação social. A proposta buscou estimular reflexões sobre práticas inclusivas que considerem as singularidades cognitivas como potencialidades, promovendo a equidade no acesso à educação e à inserção no mundo do trabalho.

Registros do evento podem ser acessados aqui.

Com informações de: João Maurício de Sousa Castro
Assessor de Comunicação e Imprensa  - NUTIC

 

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