Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – Campus Camaçari

Universidade Federal da Bahia

ICTI marca presença no Congresso da UFBA 2019

  • Grupos de estudantes, orientados pelo professor Alex Pires, falou sobre as Engenharias de Agrimensura, Cartográfica, Sanitária, Ambiental e de Produção.

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão UFBA 2019 ocorreu entre os dias 29 e 31 de outubro e mobilizou todo o corpo universitário das mais diversas unidades de ensino da Universidade. O evento contou com uma vasta programação (que pode ser conferida aqui), na qual foram formados espaços para a interlocução de temáticas das mais diversas áreas do conhecimento. 

O ICTI não ficou de fora desse momento de fortalecimento e reafirmação da relevância da Universidade para o desenvolvimento da sociedade! Professores e estudantes do nosso Instituto apresentaram produções muito interessantes construídas por eles. 

                                              

Estudante do 3º Semestre do BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, Letícia Lima apresentou um de seus trabalhos de pesquisa realizados ao longo do curso.

 

                                                                   

Grupos de estudantes, orientados pelo professor Alex Pires, falaram sobre as Engenharias de Agrimensura, Cartográfica, Sanitária, Ambiental e de Produção.

 

Confira abaixo a lista de trabalhos apresentados, bem como seus respectivos autores:

  1. Alex Pires Carneiro (Docente):
    1. Oportunidades e desafios da Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.
      Estudantes: Letícia Lima e Antônio Cruz.

    2. Principais desafios e oportunidades da Engenharia Sanitária e Ambiental.
      Estudantes: Emerson Cerqueira, Clara Pereira Oliveira Tavares, Erica Pereira Machado, Aline Pereira Almeida.

    3. Engenharia de Produção: desafios e oportunidades na perspectiva da Indústria 4.0.
      Estudantes: João Henrique Bastos Cruz, Gerson Pereira Rodrigues, Maria Cristina Nascimento Santos, Bruna Cristina Santos.
       

  2. André Luís Sousa Sena (Docente):

    1. Projeto Estação Meteorológica com Arduino.
      Estudantes: Bruna Cristina Santos, Erica Pereira Machado, Ingrid Viana Mendonça Ribeiro, Letícia Lima, Maria Cristina Nascimento Santos.

 

                                                                                                                                   

Professor Leonardo Nascimento (à esq.), que falou no Congresso sobre Humanidades Digitais.

 

O professor Leonardo Fernandes Nascimento participou da mesa redonda com o tema: "O campo das Humanidades Digitais: dataficação, algoritmos e métodos digitais de pesquisa". Além desses, a professora Maiana Brito de Matos participou da mesa redonda com o tema: "Energias e mudanças climáticas". O Congresso da UFBA é um espaço não apenas para o aprofundamento de reflexões  acerca de questões que permeiam a Universidade, como também para o fortalecimento do protagonismo dos docentes, pesquisadores e estudantes, que contribuem para a construção de uma sociedade cada vez mais politizada, crítica e melhor! O ICTI e a comunidade de Camaçari foi muito bem representada pelo brilhante trabalho dos professores e estudantes!