ICTI marca o retorno às atividades de ensino presenciais com acolhimento aos estudantes

O ingresso no ensino superior para a maioria das pessoas marca a chegada a uma nova etapa na trajetória pessoal e profissional, com novos desafios e outras realidades. Pensando nisso e na necessidade de acolhimento presencial aos novos calouros, o Colegiado do curso de Bacharelado, Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI) e o Núcleo Local de Assistência Estudantil e Ações Afirmativas (NOAE) planejaram um encontro de boas-vindas aos veteranos e ingressantes nos semestres 2021.2 e 2022.1.

Na quinta e sexta-feira do dia 31 de março e 1º de abril de 2022, servidores docentes e técnicos administrativos do ICTI apresentaram-se e deram boas-vindas aos estudantes do BICTI.

A programação do evento contou com um tour pelas instalações provisórias do ICTI, no prédio da Cidade do Saber, conduzido pela equipe do NOAE, e, após, com a apresentação de servidores da equipe do ICTI, da Coordenação do curso de BICTI, da representação estudantil na Congregação e no Colegiado e com uma emocionante apresentação cultural, no espaço do Teatro Alberto Martins, localizado a poucos metros do ICTI, em Camaçari.

Nos dois dias de evento, o coordenador do BICTI, professor Paulo de Freitas Castro Fonseca, orientou e tirou dúvidas dos discentes veteranos e calouros acerca da estrutura curricular e da trajetória dos estudantes no curso. A atividade teve caráter formativo e acolhedor, no sentido de colaborar para que cada estudante se sinta acolhido e motivado a inserir-se no curso escolhido e a sentir-se parte da UFBA, aproveitando todas as oportunidades que surjam no decorrer da sua jornada acadêmica.

O evento contou, também, com a fala das representantes discentes, Iolanda Victoria Morais Ramos, membro titular na Congregação, Thamirys Albuquerque e Antônio do Rio, membros titular e suplente no Colegiado do BICTI, respectivamente, que expuseram a importância do protagonismo estudantil, através da atuação nos Centros e Diretório Acadêmico, e motivaram o engajamento dos estudantes nas diversas atividades universitárias.

A Diretora Pro tempore do ICTI, professora Maiana Brito de Matos, destacou que, depois de dois anos de distanciamento físico impostos pela pandemia, o tão esperado reencontro presencial tornou-se realidade graças ao avanço da vacinação e ao cumprimento dos protocolos de biossegurança do ICTI e da UFBA; saudou com afeto cada um dos estudantes, técnicos e docentes do ICTI e lhes desejou boas-vidas à UFBA.

No final, os participantes foram presenteados com uma emocionante apresentação cultural conduzida pelo professor Paulo de Freitas Castro Fonseca, na sanfona, e pela Bibliotecária Fabiana Jesus dos Reis Carvalho, no vocal, com a participação especial do discente Edmilson Reis Brito, no pandeiro.