ICTI celebra a posse da Direção eleita para o quadriênio 2022-2026

Nesta segunda-feira (01/08/2022), foi empossada a primeira direção eleita do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o quadriênio de 2022-2026. A professora Maiana Brito de Matos assume a direção do ICTI e o professor Andre Luis Sousa Sena assume a vice-direção. A solenidade de posse realizada pelo Gabinete da Reitoria, na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, foi conduzida pelo reitor João Carlos Salles Pires da Silva, que compôs a mesa de honra, juntamente com o vice-reitor Paulo Miguez, com a ex-diretora pro tempore do ICTI, Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, e com os diretores empossados.

A solenidade, transmitida ao vivo no canal @icti_camacari, marca um importante momento democrático na história do ICTI e foi prestigiada por membros da comunidade acadêmica e de instituições públicas e privadas, parceiras do ICTI e da UFBA, que se fizeram presentes.

No início da cerimônia, a professora Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz, que assumiu a direção pro tempore do ICTI desde a sua criação e atuou por quatro anos no cargo, agradeceu a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho à frente da unidade acadêmica e desejou sucesso à nova diretoria. Natural de Camaçari/BA, a ex-diretora expressou a sua felicidade pela atuação e expansão da UFBA no seu município de origem.

A primeira diretora eleita pela comunidade do ICTI, Maiana Britos de Matos, afirmou que “é um grande desafio, sobretudo em um cenário em que vivemos, de inúmeros cortes orçamentários. Por outro lado, é uma oportunidade de criar um campus novo dentro de uma proposta de sustentabilidade, acessibilidade e trazer a universidade de qualidade, pública, gratuita e de qualidade para Camaçari e região”. Além disso, ela agradeceu à ex-diretora, Valterlinda Oliveira pela excelência na condução dos trabalhos e pelos conhecimentos compartilhados.

A professora Maiana Matos destacou, ainda, a importância da ocupação de mulheres em cargos de liderança e o seu compromisso com uma gestão participativa, baseada na defesa de educação de qualidade e construção da cidadania, junto aos servidores e discentes, prezando por um bom clima organizacional, pela qualidade de vida, pela saúde mental das pessoas, em um ambiente favorável ao trabalho.

O vice-diretor eleito, André Luis Sena, falou sobre a expectativa para a gestão. “É importante que a gente continue construindo um ICTI em harmonia com todas as pró-reitorias e a comunidade universitária em prol de um projeto de educação, ciência, tecnologia, mas que traga também uma preocupação com as humanidades”.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles, ressaltou que a UFBA tem a marca registrada de dar atenção às unidades e ao crescimento da instituição. “O déficit de vagas do ensino superior é imenso no nosso país. Expansão é levar a universidade com a sua potencialidade de pesquisa, ensino e extensão para todos. Nós queremos a universidade para todos”.

A consulta democrática para a escolha do(a) Diretor(a) e Vice-diretor(a) do ICTI, realizada por representantes da comunidade acadêmica do ICTI, aconteceu nos dias 4 e 5 de julho. A nova diretoria foi eleita com 79,12% dos votos válidos, conforme resultado divulgado pela comissão especial. O Colégio Eleitoral, composto pelos membros da Congregação, por sua vez, acompanhou o resultado da consulta realizada pela comunidade acadêmica.