
Docente e discentes da disciplina Ferramentas Digitais para a Pesquisa Acadêmica, ofertada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari, lançaram o e-book intitulado Diretório de Ferramentas Digitais para a Pesquisa Acadêmica.
O material reúne descrições de softwares, bibliotecas e plataformas digitais que podem ser utilizados na elaboração de diferentes tipos de pesquisas científicas. Dessa forma, a obra busca oferecer uma visão abrangente das possibilidades tecnológicas disponíveis, estimulando uma prática científica mais integrada aos recursos digitais e coerente com as demandas da ciência contemporânea.
O conteúdo está organizado nas seguintes categorias: ferramentas para colaboração e organização; ferramentas quantitativas; ferramentas qualitativas; ferramentas de organização visual do pensamento; ferramentas de análise de redes sociais; ferramentas para programação e automação; e ferramentas de repositórios e compartilhamento de dados.
A ficha catalográfica do e-book foi elaborada por Fernanda Gomes Almeida, bibliotecária vinculada à Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais. O prefácio é assinado pelo professor Jackson Wilke da Cruz Souza, que destacou que a mediação digital permeia todas as etapas da pesquisa, do planejamento inicial à divulgação dos resultados. Para ele, o diretório é um convite à exploração crítica e criativa do ecossistema digital, incentivando o uso ético, reflexivo e inovador das tecnologias.
Para Aretha da Silva dos Santos, discente do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI): “Participar da disciplina de Ferramentas Digitais foi uma experiência de descoberta e construção coletiva. Durante o processo, explorei recursos tecnológicos que ampliam nossas formas de aprender e produzir conhecimento. No encerramento, criamos esse e-book coletivo, com cada participante apresentando uma ou duas ferramentas digitais. Ver o trabalho se transformar em publicação foi muito gratificante. Espero que o livro incentive outros estudantes a integrarem a tecnologia em seus percursos acadêmicos.”
O entusiasmo de Aretha é compartilhado por colegas que viram no projeto uma oportunidade de unir aprendizado, tecnologia e cooperação acadêmica. De acordo com Beatriz Barboza Marinho: "A participação na criação deste e-book representou uma oportunidade extremamente valiosa de colaboração e de fortalecimento às práticas de pesquisa. O processo de levantamento, análise e organização das ferramentas permitiu não apenas ampliar o conhecimento da turma sobre recursos tecnológicos que podem potencializar a produção científica, mas também contribuir para a democratização da informação e do conhecimento. Colaborar na construção desse material foi inspirador, pois o resultado reflete o compromisso entre conhecimento e impulsão do uso hábil de ferramentas digitais que contribuam e aprimorem a prática de atividades de pesquisa."
Seguindo essa linha de aprendizado prático, Luis Antonio Souza Teixeira destacou como a experiência permitiu explorar diretamente ferramentas digitais voltadas à organização e estruturação do pensamento científico. Para o discente do BICTI: “Participar da elaboração do e-book foi uma experiência muito significativa e de grande aprendizado coletivo. Foi gratificante explorar novas ferramentas digitais voltadas ao desenvolvimento científico e compreender como elas podem facilitar a organização das ideias durante o processo de pesquisa. Ao estudar o CmapTools e o Coggle, percebi como essas tecnologias contribuem para visualizar e estruturar o pensamento científico de forma mais clara e criativa. Essa vivência reforçou em mim a importância do uso ético e consciente da tecnologia na construção e compartilhamento do conhecimento dentro e fora da universidade.”
Segundo o professor Marcos de Souza, responsável pela disciplina e organizador do e-book, “a consolidação da ciência aberta, aliada ao avanço dos repositórios digitais de dados, vem modificando de forma significativa as práticas de produção e compartilhamento do conhecimento, tornando-as mais acessíveis, colaborativas e transparentes. Nesse cenário, compreender e utilizar ferramentas digitais tornou-se uma competência essencial para pesquisadores em diferentes áreas do saber.”
O professor também destacou que o e-book representa um esforço coletivo de docentes e discentes em mapear e difundir o uso de tecnologias aplicadas à pesquisa acadêmica, constituindo-se como um recurso de apoio e inspiração para a comunidade científica.
Clique aqui para acessar gratuitamente o e-book Diretório de Ferramentas Digitais para a Pesquisa Acadêmica.
Com informações de: Prof. Dr. Marcos de Souza








