Professor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) organizou um Diretório de Periódicos para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI). A iniciativa foi desenvolvida como parte de uma atividade acadêmica da disciplina Ferramentas Digitais para a Pesquisa Acadêmica, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos de Souza aos discentes do ICTI da UFBA durante o primeiro semestre de 2024.
O diretório conta com 60 periódicos selecionados, abrangendo as diversas áreas de interface do BICTI da UFBA. Entre eles, 56 são de origem nacional e 4 internacionais, oferecendo aos pesquisadores acesso a fontes relevantes e de alto impacto. A inclusão de revistas de acesso aberto amplia a democratização do conhecimento, garantindo maior visibilidade e alcance às produções acadêmicas, além de fortalecer o ambiente científico do curso.
De acordo com a discente Ana Valéria de Jesus Santana, a participação na elaboração do diretório de periódicos e o conhecimento sobre os metadados foram fundamentais: “A participação neste projeto foi crucial, pois descobri na prática a variedade de metadados que podem nos auxiliar na pesquisa acadêmica. Compreendi a importância dos metadados na localização, identificação e organização de informações. Esta experiência demonstrou-me que, para uma pesquisa acadêmica dinâmica e produtiva, possuir esse conhecimento é vital.”
Vanderson Lucas Sales do Rosario, discente do BICTI, também destacou a experiência de participar do projeto: “Foi incrível! Nós, discentes, tivemos a oportunidade de desbravar o mundo acadêmico na função de coleta de dados de periódicos científicos. Utilizando métodos mais avançados e abrangentes, conseguimos enriquecer os dados coletados. Foi necessário adquirir um maior entendimento de campos como ISSN, DOI e Estrato Qualis para realizar um trabalho de excelência.”
O discente Lucas Ferreira da Silva ressaltou o quão desafiador foi o processo de seleção dos periódicos para compor o diretório: “O projeto foi extremamente desafiador. Além das dificuldades enfrentadas na seleção dos periódicos, foi necessário identificar aqueles que realmente abrangem as diversas áreas de interface do BICTI, considerando a variedade de temas e abordagens apresentadas no curso. Garantir que os periódicos escolhidos tivessem relevância prática e teórica, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento acadêmico de discentes e docentes, também se mostrou uma tarefa complexa. Em muitos momentos, foram necessários critérios rigorosos de avaliação, como fator de impacto, qualidade editorial e alinhamento com os interesses do curso, exigindo tempo e atenção aos detalhes.”
Lucas ainda salientou a experiência em participar do projeto: “Além disso, gostaria de destacar que, apesar dos desafios, a experiência foi extremamente enriquecedora, evidenciando a troca de conhecimentos entre discentes e as valiosas experiências compartilhadas pelo professor. Essa colaboração contribuiu para tornar o ambiente mais dinâmico e colaborativo, fortalecendo ainda mais o processo de construção do material.”
O discente Leonardo Micheli Moraes Cossio enfatizou o sentimento de que “uma palavra para descrever a construção deste material seria: enriquecedor”. O discente ainda completou: “Saber que os dados coletados de periódicos pelos alunos evoluíram para um diretório organizado e acessível destacou a relevância do trabalho colaborativo na disciplina Ferramentas Digitais para a Pesquisa Acadêmica. Essa contribuição engajada em criar algo que impacta diretamente a comunidade acadêmica reforçou a importância de iniciativas que conectam teoria e prática, promovendo habilidades essenciais para a pesquisa.”
Segundo o Prof. Dr. Marcos de Souza, a iniciação científica tem ganhado destaque ainda na graduação, incentivando os discentes a se interessarem cada vez mais por pesquisas científicas. Ele ainda afirmou que: “O Diretório de Periódicos é uma importante fonte de informação para os pesquisadores, ainda mais se tratando de um curso de BICTI, que articula as chamadas três culturas - Artes, Ciências e Humanidades.” O professor também destacou que o diretório é um instrumento norteador essencial para os docentes e discentes do ICTI, especialmente por ser considerado um curso novo.
Cabe ressaltar que a coleta e organização dos dados ficaram a cargo dos discentes da disciplina, que contribuíram ativamente para o projeto. Os estudantes envolvidos foram: Amanda Neves Rocha; Ana Valéria de Jesus Santana; Arianne Gabrielly Simões Ferraz de Oliveira; Helen Cavalcante Gazineu; Israel Nascimento de Oliveira; Jamile de Jesus Oliveira da Silva; Janaina da Cruz Conceição; Leonardo Micheli Moraes Cossio; Lucas Ferreira da Silva; Luiz Fernando dos Santos Roso; Marcelo Morais dos Santos; Miguel Ferreira Guimarães Pinto; Rebeca Sampaio Araujo; Vanderson Lucas Sales do Rosário; Winycius Alberto Nascimento do Brasil.
Para fazer o download do Diretório de periódicos para Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, clique AQUI.
Com informações de: Prof. Dr. Marcos de Souza.
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