BICTI recebe nota 4 em avaliação de reconhecimento do MEC

O curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI) ofertado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), Campus Camaçari da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebeu nota 4 (numa escala de 1 a 5), em recente avaliação de reconhecimento, realizada pela Comissão de avaliação virtual in loco designada pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação virtual in loco do MEC ocorreu entre os dias 20 e 22 de junho de 2022, oportunidade em que a comissão avaliadora se reuniu com dirigentes, docentes e discentes, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os avaliadores também conheceram, através das filmagens, as instalações do ICTI e a infraestrutura dos espaços físicos relacionados ao curso como as salas de aula, laboratórios e a biblioteca.

A nota 4, que consta no Relatório de Avaliação divulgado no dia 27 de junho, traduz o resultado de uma análise positiva do projeto didático-pedagógico, da qualificação do corpo docente, da avaliação de desempenho de estudantes, da infraestrutura e instalações da Instituição e ratifica a qualidade do curso de BICTI.

O Relatório de Avaliação será utilizado como subsídio para a implementação de melhorias para o curso e para o ICTI.

O Coordenador do Colegiado do BICTI, Paulo Fonseca, e a Diretora Pro tempore do ICTI, Maiana Matos, agradeceram a todas/os que, de alguma forma, contribuíram para esta importante conquista, que, certamente, é apenas uma das primeiras de muitas que serão alcançadas pela nossa comunidade.

Vida longa ao BICTI, ao ICTI e ao ensino superior público e de qualidade para Camaçari!

Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação - O ICTI foi criado como Unidade Universitária da UFBA pela Resolução 03/2018, aprovada em reunião do Conselho Universitário, realizada em 08 de agosto de 2018, iniciando-se as aulas em 18 de setembro de 2018, com a oferta do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação. O ICTI funciona, atualmente, em sede provisória no complexo da Cidade do Saber e terá a sua sede definitiva localizada no bairro Parque Nascente do Rio Capivara, em Camaçari, após construção das edificações em terreno doado pela Prefeitura deste município.

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação - O BICTI é um curso de graduação que visa agregar uma formação geral - sob as perspectivas das chamadas “três culturas”, a saber, artística, científica e humanística - ao aprofundamento no campo das Ciências, das Tecnologias e da Inovação, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências cognitivas e habilidades específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais, metodológicos e atitudinais para uma posterior formação profissional e/ou de pós-graduação.