5 anos ICTI e Cessão do UFBA 2

Neste mês de setembro de 2023, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação completa 5 anos de funcionamento no município de Camaçari. Uma data de grande significado para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade camaçariense e da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que, hoje, pode contar com uma instituição pública e de reconhecida qualidade.

Recentemente a UFBA obteve nota 5, o conceito máximo no recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC), fruto das gestões da professora Dora, Prof. João Sales e Paulo Miguez e atual gestão dos professores Paulo Cesar Miguez e prof. Penildon com apoio de toda a Comunidade.

No dia 12 de setembro de 2023, foi celebrada a cessão de mais um prédio  do UFBA 2 (antigo SENAI) no Gabinete do Prefeito da Cidade de Camaçari, Elinaldo com a presença do vice-prefeito José Tude, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos e Vereadores da Comissão de Educação Angelica Bittencourt, Ivandel dos Santos Pires e Jamessom da Silva Santos e a secretária de educação Neurilene e de servidores da UFBA tendo sua comunidade representada pelo reitor prof. Dr. Paulo Cesar Migues de Oliveira, pelo vice-reitor prod. Dr. Penildon Silva Filho, pela  diretora Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA Camaçari  professora Dra. Maiana Brito de Matos e pelo vice-diretor do ICTI prof. Dr. André Luis Sousa Sena, chefe do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação pela professora Dra. Mariana Pinheiro Gomes da Silva, pelo coordenador administrativo Lindomar Luis de Souza Paixão e pelo coordenador geral do diretório acadêmico dos estudantes Patrick Marques dos Santos, de modo poderemos ampliar a oferta de mais 3 cursos Engenharia Elétrica, Mecânica e Computação somada à oferta atual de dois cursos de Graduação: o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação e Engenharia de Produção.

A Unidade II da UFBA-Camaçari contará com um prédio de laboratórios de tecnologias como Industria 4.0, Manufatura Aditiva ou Integrada, impressoras 3D realidade virtual e aumentada, Maker de Inovação, Energias Renováveis, Robótica, Inteligência Artificial, Computação e Linguística Computacional, considerando as três culturas Artística, Cientifica e Humanística. Além disso, contará com uma melhor área de convivência propicia à criatividade e inovação e com ponto de distribuição, tema caro para a nossa comunidade acadêmica.
Atualmente, além do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação passamos a ofertar o curso de Engenharia de Produção em 2023. Aumentamos do número de discentes da cidade Camaçari e região metropolitana através do bônus regional.

O aumento de ingressantes nos nossos cursos reforça a importância da UFBA em Camaçari, que possibilita o acesso da comunidade a uma universidade pública, gratuita e de excelente qualidade,  apesar de todas as dificuldades enfrentadas nestes últimos anos. A UFBA contribui para fortalecimento de Camaçari não só como polo petroquímico, mas também como um polo tecnológico e de inovação, que visa intensificar o desenvolvimento do município, regional e nacionalmente.