Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Carlos Marighella

ICTI/UFBA celebra 7 anos em 2025

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus Camaçari, celebrou no dia 18/09 seu sétimo aniversário. A data marca a trajetória de um projeto consolidado e em expansão. De seu princípio na Cidade do Saber à iminente mudança para uma nova sede, o Instituto trilhou um caminho de crescimento contínuo, tornando-se um centro de excelência acadêmica e um vetor de inovação para a região.

 

A história do ICTI começou em 2018, com a implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BICTI), instalado nos primeiros andares da Cidade do Saber. Esse curso pioneiro estabeleceu as bases de um modelo de ensino interdisciplinar e inovador, característica marcante do Instituto.

 

 

O crescimento continuou com a implantação do curso de Engenharia de Produção, ampliando a qualificação da oferta acadêmica. Um marco significativo para a comunidade estudantil foi a chegada do BUZUFBA em 2024, garantindo acesso gratuito e seguro ao campus. Em 2025, seguiu-se a criação do curso de Engenharia Elétrica e a inauguração do moderno Laboratório de Informática 3, ampliando a infraestrutura para prática e inovação tecnológica. Paralelamente, o Instituto passou a oferecer cursos de especialização lato sensu em parceria com a Superintendência de Educação a Distância (SEAD) da UFBA, nas áreas de Ergonomia, Indústria 4.0 e Educação Digital, expandindo sua atuação para a pós-graduação.

 

O ano de 2027 marcará um novo e transformador capítulo para o ICTI. A previsão é de inauguração da nova sede, um marco há muito aguardado pela comunidade acadêmica. A infraestrutura ampliada e moderna possibilitará a implantação de novos cursos de graduação, como Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação.

 

A nova sede também viabilizará a instalação de um ponto de distribuição do Restaurante Universitário, atendendo a uma demanda importante dos estudantes. O maior legado acadêmico deste novo ciclo será a implantação do primeiro mestrado stricto sensu de Camaçari e de toda a Região Metropolitana de Salvador, elevando o patamar da pesquisa científica na região.

 

Essa trajetória de conquistas é resultado do trabalho coletivo e dedicado de docentes, técnicos-administrativos, estudantes e terceirizados, com o fundamental apoio da Administração Central da UFBA. O ICTI também reconhece a imprescindível colaboração da Prefeitura e seus parceiros públicos e privados, cujo apoio tem sido crucial para o desenvolvimento do campus.

 

A celebração dos 7 anos é, sobretudo, a celebração do "Espírito ICTI". Inspirado no conceito africano de Ubuntu, que significa "eu sou porque nós somos", esse espírito representa a identidade coletiva de uma comunidade acadêmica unida, resiliente e inovadora. É essa força colaborativa que segue construindo, diariamente, a história da UFBA em Camaçari e projetando um futuro ainda mais promissor para a ciência, a tecnologia e a inovação na Bahia.

 

Com informações de: João Maurício de Sousa Castro

Assessor de Comunicação e Imprensa  - NUTIC
Compartilhe: