No dia 31 de outubro de 2024, teve início o VII Ciclo de Seminários Aplicados à Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Seminário Aplicado à Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento semestral em que, a cada edição, um palestrante convidado aborda uma temática relacionada à Ciência, Tecnologia e Inovação ou áreas correlatas. Na ocasião, a primeira palestra da sétima edição do evento foi proferida pelo Prof. Dr. Thiago Teixeira, que apresentou o tema “Políticas de Descontinuidade: Ética e Subversão”.
Em sua palestra, o Prof. Thiago destacou como a moralidade é frequentemente utilizada para justificar a violência; como a desumanização de determinados corpos gera uma falta de empatia, refletida em discursos hegemônicos que controlam as percepções e reações emocionais; o reconhecimento e a presença do outro, que vão além da aparência física e envolvem a ética e a dinâmica do cuidado em contextos de violência; a brutalização de corpos, especialmente os de crianças, que revela profundas desigualdades sociais e culturais; a importância da ética do afeto para transformar a realidade social e política; uma análise crítica e dialógica da diferença em um contexto marcado pela memória colonial e pela busca errônea pela igualdade; e a relevância da representatividade política, sobretudo de mulheres e minorias, bem como da regulamentação das redes sociais, que pode ser uma ferramenta para mitigar preconceitos, mas não deve ser a única estratégia. O professor Thiago Teixeira é também autor dos livros Decolonizar Valores: Ética e Diferença, Inflexões Éticas, e Políticas de Descontinuidade: Ética e Subversão.
Para o Prof. Dr. Manoel Rivelino Gomes de Oliveira, coordenador do Ciclo de Seminários Aplicados, este evento representa uma oportunidade valiosa para toda a comunidade acadêmica do ICTI se apropriar de temas emergentes e consolidados, permitindo um debate aberto e consciente entre todos os participantes, tornando-os protagonistas desses saberes e, ainda, trazendo reflexões que podem ser compartilhadas com pessoas que não participaram deste momento, como parentes, amigos, entre outros. O professor também afirmou que o evento tem proporcionado o "despertar do senso crítico dos alunos inerente àquilo que está sendo apresentado pelos palestrantes, o que destaca o quanto a interdisciplinaridade é cada vez mais presente e valiosa para o avanço da ciência, além de fortalecer os saberes populares".
O discente Nickolas dos Santos Lima relata que a palestra “foi muito esclarecedora e brilhante, acrescentando ainda mais à minha visão sobre nossas realidades enquanto sociedade. Em minha opinião, a sociedade é capaz de interromper as práticas que sustentam desigualdades, fomentando um espaço mais inclusivo e redefinindo nossa relação com o considerado diferente. Essa experiência foi enriquecedora, inspiradora e, com certeza, levarei para a vida!”. Já para o discente Renan Cardoso Nascimento, o palestrante “apresentou informações históricas durante o evento, destacando conteúdos preliminares que nós havíamos discutido em sala de aula e introduzindo novas informações de extrema relevância durante a palestra”. O discente parabenizou a fala do Prof. Dr. Thiago Teixeira e sugeriu que o palestrante fosse convidado mais vezes pelo ICTI para abordar outros assuntos relacionados à temática.
De acordo com o Prof. Marcos de Souza, moderador do evento e docente do ICTI, este foi um momento ímpar para os discentes do instituto, especialmente para aqueles que estão cursando a disciplina de Educação em Direitos Humanos. Relatando a importância do evento, o professor comentou: “É fundamental para os universitários discutirem os assuntos abordados na palestra do Prof. Thiago, pois, infelizmente, ainda vivemos em um país resistente e atrasado ao tratar temas como a falta de reconhecimento do outro, o racismo e a violência corporal, que exigem mudanças urgentes na sociedade, considerando, por exemplo, as alarmantes taxas de estupros e feminicídios no Brasil.” O professor parabenizou a participação crítica dos discentes, que formularam perguntas bem elaboradas ao palestrante, e destacou que esse tipo de debate deve ocorrer com mais frequência no ambiente acadêmico, uma vez que a educação é essencial para transformar a sociedade e a política e torná-las menos violentas e preconceituosas.
Para assistir à palestra na íntegra, acesse o canal do ICTI-UFBA: https://www.youtube.com/watch?v=riib0QH01bk
Com informações de: Prof. Dr. Marcos de Souza.