O ICTI
Direção
Profa. Dra. Maiana Brito de Matos
maiana.matos@ufba.br
Vice-diretor(a):
Prof. Dr. André Luis Sousa Sena
andresena@ufba.br
Rivânia da Paixão de Jesus Carvalho
Email Institucional:
Contato:
(71) 3283 - 5770
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) surgiu como uma Unidade Universitária pela resolução de 03/2018 do Conselho Universitário em 08 de agosto de 2018, iniciando suas atividades acadêmicas em setembro de 2018 sob a direção da Profa. Dra. Valterlinda Queiroz e que atualmente se encontra sob a direção da Profa. Dra. Maiana Brito de Matos.
O ICTI trabalha na perspectiva de desenvolver ações em parcerias, internas e externas, buscando integrar a comunidade, instituições públicas nos diversos níveis e instituições privadas, promovendo integração para o desenvolvimento local, regional e nacional. As atividades de pesquisa e pós-graduação também são alvo de investimento desde o nascedouro do campus, o que dever ser acompanhado por programas permanentes de qualificação de servidores técnico-administrativos e professores, além do incentivo à iniciação científica entre os discentes.
O ICTI tem o objetivo de desenvolver conhecimentos nas áreas das Engenharias e Ciência de Dados, condizentes com o cenário local, considerando a competitividade do parque industrial e a superação das assimetrias socioeconômicas regionais, particularmente, em Camaçari e demais regiões metropolitanas de Salvador.
O ICTI trabalha com a premissa de construir parcerias internas e externas, de integração com a comunidade, instituições públicas e privadas, para o desenvolvimento local, regional e nacional.
A primeira modalidade de curso ofertada pela instituição é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI), em que se busca uma integração de saberes, e, a partir de uma leitura da realidade local-global, interpretar fenômenos contemporâneos e que a ciência, tecnologia e a inovação são pilares do desenvolvimento social.
A partir de 2023.1, é ofertado o curso de Engenharia de Produção. Este curso oferece ao aluno uma formação com ênfase em tecnologia e inovação, considerando aspectos humanísticos, identificação e resolução de problemas. Sobre o ingresso em Engenharia de Produção, é possível ingressar de duas formas, ou pelo SiSU ou pelo egresso do BI-CTI.