Resumo:
O projeto pretende promover oficinas, cursos, eventos, seminários e atividades em forma de projetos e divulgação científica voltados inicialmente à comunidade e aos alunos dos últimos anos do ensino médio. As atividades propostas serão relacionadas à ciência da computação, computação física utilizando hardware opensource (Arduino), incentivando e difundido a cultura Maker como forma de incentivo ao acesso do conhecimento científico e a aspirações da educação superior na área de Ciência, Tecnologia e Inovação. O público alvo envolve a comunidade não acadêmica e a comunidade acadêmica assim, a comunidade não acadêmica está refletida nos apoiadores e participante alheios a alguma instituição de ensino ou aos professores de universidades e faculdades, incluindo estudantes do ensino fundamental e médio do município de Camaçari. A comunidade acadêmica será representada por estudantes, técnicos e docentes da UFBA ou outras instituições devidamente credenciadas e aceitas. O resultado esperado de estudantes submetidos a experiências e atividades STEM será uma postura ativa para a resolução de problemas, permitindo que sejam capazes de definir questões e problemas assim como proceder com pesquisas para coletar e organizar dados, tirar conclusões para aplicar os conhecimentos adquiridos. O exercício do aprendizado baseado em projeto que pode ser utilizado em uma experiência ou atividade STEM, permite que seja exercitado a criatividade e a auto iniciativa. As competências trabalhadas abrem os caminhos para um raciocínio lógico e inovador, a medida que se busca construir um conjunto de experiências e conhecimentos com foco na resolução de problemas de forma estruturada e lógica.
Coordenação do Projeto:
André Sena - Coordenador
Dados do Projeto:
Período: 15/03/2019 até 06/12/2019
Avaliado por: Vitor Pinheiro
Tipo: Extensão