Especialização em Engenharia de Produção com Ênfase na Indústria 4.0

O curso de Especialização em Engenharia de Produção com Ênfase na Indústria 4.0 tem a proposta de abordar diversas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 como:

Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT): Estudo e aplicação de tecnologias que permitem a interconexão de máquinas, sensores e sistemas, possibilitando o monitoramento e controle remoto de processos de produção.

Big Data e Análise de Dados: Exploração de grandes volumes de dados gerados na produção para identificar padrões, tendências e insights que podem otimizar os processos produtivos.

Inteligência Artificial e Machine Learning: Utilização de algoritmos de aprendizado de máquina para previsões, automação de processos e tomada de decisões mais eficientes na produção.

Simulações e Modelagem de Processos: Uso de softwares de simulação para prever e analisar o comportamento de processos produtivos antes de sua implementação.

Automação e Robótica: Estudo e aplicação de tecnologias robóticas para automação de tarefas e processos industriais.

Realidade Aumentada e Virtual: Aplicação de tecnologias de realidade aumentada e virtual para treinamento, manutenção e operação de equipamentos industriais.

Manufatura Aditiva (Impressão 3D): Exploração das possibilidades e aplicações da fabricação aditiva para prototipagem e produção de componentes específicos.

Gestão de Riscos e Segurança Cibernética: Abordagem de tecnologias e estratégias para minimizar riscos operacionais, segurança de dados e sistemas em ambientes industriais.

Inovação e Digitalização: A integração dessas tecnologias no curso permite aos participantes compreenderem e aplicar soluções inovadoras nos processos produtivos, preparando-os para os desafios e oportunidades da indústria moderna. Além disso, a familiarização com essas tecnologias os torna mais adaptáveis e competitivos no mercado de trabalho.

Edital de Seleção

Link para Inscrição

Link do Projeto do Curso

Formulário de Recurso (Em breve)

Horário de Aulas e Duração

Aulas remotas pelo Meet/RNP as Terças e Quintas-Feiras das 19:00 às 22:00

Avaliações/Práticas presenciais na Escola Politécnica da UFBA em Salvador ou no Campus de Camaçari (UFBA/ICTI), aos sábados de 3 em 3 meses ou agendada.

A duração do curso será de 12 meses

Investimento do curso

12 parcelas de R$ 499

(DESCONTO DE 20% PARA 1ª TURMA)