BI-CTI - Bacharelado, Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação
Composição do Colegiado
........................................................
Coordenador(a):
Paulo de Freitas Castro Fonseca
pfonseca@ufba.br
Vice-Coordenador(a):
Milton Correia Sampaio Filho
miltoncsampaio@ufba.br
Secretaria Acadêmica
........................................................
Assistente Administrativo:
Italo Caiana Pinho Carvalho
italo.caiana@ufba.br
Assistente Administrativo:
Kleber Rangel Cabral Freitas
krcabral@ufba.br
Assistente Administrativo:
Arlan Clementino Macedo
arlancm@ufba.br
Email Institucional:
seacicti@ufba.br
Contato:
(71) 3644-9845
Dados importantes
........................................................
Modalidade de Curso
Bacharelado
Modalidade Educacional do Curso
Presencial
Carga Horária Total do Curso
2.410 horas
Duração do Curso:
Mínima: 3 anos
Média: 3,5 anos
Máxima: 4,5 anos
Sobre o curso:
O BI é um curso de graduação universitária interdisciplinar, com terminalidade própria, que habilita o estudante para atuar no setor público, no segmento empresarial e no campo não-governamental associativo, podendo também servir como requisito para a formação profissional de graduação (em outros cursos da própria Universidade), além da formação artística, científica ou humanística de pós-graduação. Assim, além da terminalidade própria de formação, sua natureza acadêmica também pode ser caracterizada como um primeiro ciclo universitário, onde o diálogo de saberes se prestará a uma melhor compreensão da realidade. o BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, ofertado no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) é elaborado com base, além das normativas do MEC, nos Projetos Pedagógicos Geral dos BI da UFBA e no específico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do campus de Salvador.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência Tecnologia e Inovação será o curso obrigatório de ingresso dos alunos no Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação autonomia e está pautado nos conceitos de interdisciplinaridade, autonomia e flexibilidade de formação. Está proposto a partir da experiência da UFBA na oferta de cursos desta natureza e concebido a partir dos Referenciais Orientadores do MEC, como programa de formação em nível de Graduação o qual conduz ao diploma.
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI) é um curso de graduação que visa a agregar uma formação geral — sob a perspectivas das chamadas “três culturas”, a saber, art stica, cient fica e humanística — ao aprofundamento no campo das Ciências, das Tecnologias e da Inovação, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências cognitivas e habilidades específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais, metodológicos e atitudinais para uma posterior formação profissional e/ou de pós-graduação.
Perfil do egresso:
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação é um indivíduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da atividade científica, dotado de uma compreensão abrangente da problemática das ciências, das tecnologias e das inovações nas sociedades contemporâneas, com capacidade de compreender e articular a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas. Ademais, o gresso do BI-CTI deverá reconhecer a natureza contemporânea de uma ecologia dos saberes, conjugando as dimensões criativas e metodológicas à produção de conhecimento e ao desenvolvimento social de forma atuar crítica e ativamente em prol de uma sociedade equânime e democrática.
Campos de atuação:
Por se tratar de um curso de formação geral não há área específica de atuação profissional para o egresso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação que pode ocupar diversos postos que exijam formação em nível superior. O estudante graduado poderá seguir para um Curso de Progressão Linear (CPL) ou diretamente para cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu. É importante frisar que o presente projeto baseia-se e pressupõe o binômio flexibilização/orientação, que garante uma formação que atenda a expectativas individuais dos alunos, ao tempo em que constantemente fornece a orientação para que suas escolhas sejam mais maduras e conscientes.
Matriz Curricular: