Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS)

Entre as atividade do Núcleo Formativo Integrador do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação, são ofertadas semestralmente, através do processo de curricularização da extensão, componente curriculares chamadas de ACCS -  Ação Curricular em Comunidade e Sociedade, que visa aproximar as práticas acadêmicas de demandas sociais vigentes. Dentre elas:

1. CTIA62 ACCS: Oficina de modelagem de negócios e inserção digital

A disciplina deverá abordar o estudo teórico e aplicação prática da modelagem de negócios voltada a alguns micro empreendedores selecionados, localizados na cidade de Camaçari. Além disso, os alunos devem identificar o produto principal. A abordagem da disciplina também deverá incluir o aprendizado dos conceitos básicos e aplicação prática dos processos de inserção digital, utilizando o levantamento básico do modelo de negócio.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Milton Correia Sampaio Filho

2. CTIA63 - ACCS: STEM – ciência, tecnologia e inovação nas escolas

A disciplina, prioritariamente em forma de Oficinas de iniciação à programação, eletrônica/robótica, deve despertar as competências relacionadas ao aprendizado baseado em projeto, que exercitem o pensamento crítico, criatividade e a cultura maker. Assim, deve-se promover oficinas de suporte programação com estrutura de aprendizado e implementação da solução de problemas com o Scratch, envolvendo o desenvolvimento de algoritmos básicos de programação para a construção de programas que efetuem a interface entre computador e dispositivos eletrônicos/robóticos elementares, incluindo a leitura de dados e apresentação de informações na tela de um computador. Logo, como elementos de facilitação ao aprendizado e interface entre eletrônica e elementos robóticos.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Andre Luis Sena

3. CTIA64 - ACCS: Oficinas de informática no ensino da matemática

Uso de softwares educativos matemáticos para estudantes do ciclo fundamental/médio inserido nas comunidades carentes. Informatização do ensino como recurso auxiliar no aprendizado de matemática. Softwares educativos matemáticos como ferramenta de construção do conhecimento.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Manoel Rivelino

4. CTIA81 - ACCS: Reciclagem de plásticos

Esta disciplina tem como principal objetivo apresentar aos discentes a importância socioambiental e econômica do correto gerenciamento dos resíduos oriundos de produtos plásticos. Promover tecnicamente condições para o reaproveitamento destes materiais através de processos e adequação de propriedades, inserindo os alunos em um ambiente de cooperativas para produção e compartilhamento de conhecimentos.

Coordenação do Projeto: Profa. Dra. Joyce Azevedo

5. CTIA71 - ACCS: A matemática financeira e a estatística no cotidiano

Estudo teórico e aplicações práticas da matemática financeira. Solução de problemas relacionados à matemática financeira.Organização de oficinas de matemática financeira para estudantes do ensino médio da cidade de Camaçari. Utilização do Software Estatístico R para a aplicação de conceitos e solução de problemas.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Manoel Rivelino

6. CTIA82 - ACCS: Produção e circulação de divulgação científica

Conceber, planejar e executar uma ação de divulgação científica de maneira dialógica com escolas públicas de ensino médio do município de Camaçari/BA.

Coordenação do Projeto: Prof. Dr. Jackson Wilke da Cruz Souza

Tipo: Extensão