Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Carlos Marighella

BI-CTI - Bacharelado, Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Composição do Colegiado
...........................................

Coordenadora

Carina Santos Silveira

csssilveira@ufba.br

Vice-Coordenador

Fernando Herinque Martins da Silva

fernandohenrique@ufba.br

colicti@ufba.br

MEMBROS TITULARES

Crysttian Arantes Paixão -

Jackson Wilke da Cruz Souza

Mariana Pinheiro Gomes da Silva

Marcos de Souza

Renato de Castro Vivas

Laíse Isabela Almeida - representante técnico

Danilo dos Santos Fonseca - representante discente

MEMBRO SUPLENTES

João Soares de Oliveira Neto

Manoel Rivelino Gomes de Oliveira

Mariana Tavares de Aguiar

Sophia Cardoso Rocha

Joyce Batista Azevedo

Fabiana Jesus dos Reis -representante técnico

Beatriz Oliveira  - representante discente

 

Secretaria Acadêmica
...........................................

 

Assistente Administrativo:

Italo Caiana Pinho Carvalho
italo.caiana@ufba.br

Assistente Administrativo:

Kleber Rangel Cabral Freitas
krcabral@ufba.br

Assistente Administrativo:

Arlan Clementino Macedo
arlancm@ufba.br

 

Email Institucional:
seacicti@ufba.br

Contato:
(71) 3644-9845

 

Dados importantes
...........................................

Modalidade de Curso

Bacharelado

 
Modalidade Educacional do Curso
Presencial
 
Carga Horária Total do Curso
2.410 horas
 
Duração do Curso:
 
Mínima: 3 anos
 
Média: 3,5 anos
 
Máxima: 4,5 anos

 

Composição do Colegiado
...........................................

Coordenadora

Carina Santos Silveira

csssilveira@ufba.br

Vice-Coordenador

Fernando Herinque Martins da Silva

fernandohenrique@ufba.br

colicti@ufba.br

MEMBROS TITULARES

Crysttian Arantes Paixão -

Jackson Wilke da Cruz Souza

Mariana Pinheiro Gomes da Silva

Marcos de Souza

Renato de Castro Vivas

Laíse Isabela Almeida - representante técnico

Danilo dos Santos Fonseca - representante discente

MEMBRO SUPLENTES

João Soares de Oliveira Neto

Manoel Rivelino Gomes de Oliveira

Mariana Tavares de Aguiar

Sophia Cardoso Rocha

Joyce Batista Azevedo

Fabiana Jesus dos Reis -representante técnico

Beatriz Oliveira  - representante discente

 

Secretaria Acadêmica
...........................................

Assistente Administrativo:

Italo Caiana Pinho Carvalho
italo.caiana@ufba.br

Assistente Administrativo:

Kleber Rangel Cabral Freitas
krcabral@ufba.br

Assistente Administrativo:

Arlan Clementino Macedo
arlancm@ufba.br

 

Email Institucional:
seacicti@ufba.br

Contato:
(71) 3644-9845

 

Dados importantes
...........................................

Modalidade de Curso

Bacharelado

 
Modalidade Educacional do Curso
Presencial
 
Carga Horária Total do Curso
2.410 horas
 
Duração do Curso:
 
Mínima: 3 anos
 
Média: 3,5 anos
 
Máxima: 4,5 anos

 

Sobre o curso: 

O BI é um curso de graduação universitária interdisciplinar, com terminalidade própria, que habilita o estudante para atuar no setor público, no segmento empresarial e no campo não-governamental associativo, podendo também servir como requisito para a formação profissional de  graduação (em outros cursos da própria Universidade), além da formação artística, científica ou humanística de pós-graduação. Assim, além da terminalidade própria de formação, sua natureza acadêmica também pode ser caracterizada como um primeiro ciclo universitário, onde o diálogo de saberes se prestará a uma melhor compreensão da realidade. o BI em Ciência, Tecnologia e Inovação, ofertado no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) é elaborado com base, além das normativas do MEC, nos Projetos Pedagógicos Geral dos BI da UFBA e no específico do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do campus de Salvador. 
 
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência Tecnologia e Inovação será o curso obrigatório de ingresso dos alunos no Instituto de Ciências, Tecnologia e Inovação autonomia e está pautado nos conceitos de interdisciplinaridade, autonomia e flexibilidade de formação. Está proposto a partir da experiência da UFBA na oferta de cursos desta natureza e concebido a partir dos Referenciais Orientadores do MEC, como programa de formação em nível de Graduação o qual conduz ao diploma. 
 
O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação (BI-CTI) é um curso de graduação que visa a agregar uma formação geral — sob a perspectivas das chamadas “três culturas”, a saber, art stica, cient fica e humanística — ao aprofundamento no campo das Ciências, das  Tecnologias e da Inovação, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que conferem autonomia para a aprendizagem e uma inserção mais abrangente e multidimensional na vida social. Também tem como objetivo possibilitar ao estudante a aquisição de competências  cognitivas e habilidades específicas para o aprendizado de fundamentos conceituais, metodológicos e atitudinais para uma posterior formação profissional e/ou de pós-graduação.
 

Perfil do egresso: 

 
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação é um indivíduo capaz de participar ativamente das diversas etapas da atividade científica, dotado de uma compreensão abrangente da problemática das ciências, das tecnologias e das inovações nas sociedades  contemporâneas, com capacidade de compreender e articular a contribuição de diversas disciplinas do campo científico, das humanidades e das artes na análise das múltiplas dimensões dessa problemática e das respostas sociais que vêm sendo dadas a estes problemas. Ademais, o  gresso do BI-CTI deverá reconhecer a natureza contemporânea de uma ecologia dos saberes, conjugando as dimensões criativas e metodológicas à produção de conhecimento e ao desenvolvimento social de forma atuar crítica e ativamente em prol de uma sociedade equânime e democrática.
 
 

Campos de atuação:

 
Por se tratar de um curso de formação geral não há área específica de atuação profissional para o egresso no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação que pode ocupar diversos postos que exijam formação em nível superior. O estudante graduado poderá seguir para um Curso de Progressão Linear (CPL) ou diretamente para cursos de pós-graduação stricto ou lato sensu. É importante frisar que o presente projeto baseia-se e pressupõe o binômio flexibilização/orientação, que garante uma formação que atenda a expectativas individuais dos alunos, ao tempo em que constantemente fornece a orientação para que suas escolhas sejam mais maduras e conscientes.

 

Matriz Curricular:

Matriz Curricular 2018.1

Matriz Curricular 2020.1

Matriz AC Ciência de Dados

Matriz AC Estudos Engenharia

Matriz Curricular 2023.1

FLUXOGRAMA BI AC ESTUDOS ENGENHARIA

FLUXOGRAMA BI AC CIÊNCIA DADOS

Projeto Pedagógico

PPC BI-CTI 2022