Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação

Universidade Federal da Bahia – Campus Camaçari

Projetos de Pesquisa

Gestão do Desenvolvimento de Produtos


Resumo:

O projeto prentende estudar métodos e metodologia utilizadas no desenvolvimento de produtos pelos diversos sistemas de inovação atraves de vários entes atvos como parques tecnologicos, aceleradoras e e incubadoras de empresas. Pretende-se produzir o perfil de alinhamento do sistema de inovação foco ao macrocontexto de desenvolvimento tecnologico e inovação. 

Coordenação do Projeto:

Milton Correia Sampaio Filho  - Coordenador

Dados do Projeto:

Período: 01/12/2019 - 01/12/2021

Inserção Digital de Microemprendedores


Resumo:

Fornecer ao microempreendedor e/ou departamento de comunicação do Centro Comercial de Camaçari (derivado de CTIA-01 = Oficina de Modelagem de Negócios e Inserção Digital de Microempreendedores do Centro Comercial de Camaçari utilizando ferramentas de Tecnologia e Inovação) os conhecimentos básicos necessários para a coleta de dados básicos relevantes, afim de permitir a análise para a criação de publicação de informações, dados e imagens que favoreçam positivamente os índices de desempenho comercial. Assim, pretende-se fazer com que o público alvo do projeto adquira o entendimento e conhecimentos básicos de marketing digital para promover a impulsão dos seus negócios.

Ciclo de Seminários e oficinas do ICTI


Resumo:

Ciclo de seminários, palestras e oficinas de divulgação científica, técnica e de inovação para exposição de temas relevantes dentro da área de atuação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação. O público alvo é abrangente e refere-se à comunidade acadêmica assim como a população em geral. Nesta ação, além de palestras e seminário, podem ser realizadas oficinas e cursos técnicos, científicos, de empreendedorismo e inovação de curta duração.

Coordenação do Projeto:

André Sena - Coordenador

Dados do Projeto:

Período: 05/09/2019 até 31/12/2019

Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação


Resumo:

O Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação do ICTI será promovido com o objetivo de divulgar para toda a comunidade de Camaçari e região os projetos desenvolvidos no Instituto de ciência, tecnologia e Inovação em Camaçari e alguns experimentos relevantes na área de Ciência e Tecnologia, alguns com o foco na Bioeconomia. Além disso, contará com a parceria do Laboratório de Tecnologia do Museu Única da Secretaria de Cultura do Município de Camaçari. O Workshop contará com atividades tais como Palestras, Oficinas, Mini-Cursos, Demonstrações e Mostras. O projeto será realizado simultaneamente à Jornada Universitária de Camaçari, evento realizado pela prefeitura de Camaçari que divulga todas as instituições de nível superior existentes na região.

UFBA Light Festival


Resumo:

O UFBA LIGHT FESTIVAL será um festival anual de ciência, tecnologia cujo objetivo é contribuir para a difusão da cultura científica através da arte. O festival será composto de obras de arte baseadas em ?light art?, que pode ser traduzido como arte da luz ou luminismo: obras que emitem luz de maneira interativa com os visitantes. As obras serão desenvolvidas por estudantes do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação do campus de Camaçari e com parceiros nacionais e internacionais. No evento, elas estarão expostas e haverá monitores da própria equipe para explicar os princípios científicos e tecnológicos envolvidos em sua confecção. A presente proposta de extensão deverá ocorrer em parceira com as prefeituras das cidades que vão sediar o evento de periodicidade anual.

Otimização global baseado nos métodos quasi- Monte Carlo para inversão siísmica


Resumo:

O presente projeto visa propor uma nova metodologia baseada nos métodos quasi-Monte Carlo  (QMC) a fim de resolver o problema inverso não linear de determinar o campo de velocidade a partir dos tempos de transito. Neste caso a modelagem direta será formada considerando o traçamento de ́raio. Note que estes métodos tem sido estudados  exaustivamente na literatura como uma forma alternativa ao método de Monte Carlo (MC) que requer um grande número de realizações para atingir a solução alvo. Assim, pretendemos comparar os resultados obtidos do QMC com a implementação direta do método de Monte Carlo (MC) considerando domínios bidimensionais.

Coordenação do Projeto:

Juarez Azevedo - Coordenador

Mulheres, Ciência e Tecnologia


Resumo:

Meninas em CT&E é um programa de extensão com o objetivo de promover, capacitar, qualificar e desenvolver mulheres do município de Camaçari nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. Neste programa, serão realizadas atividades de reflexão como debates, mesas redondas, palestras e pequenos eventos com os temas relacionados a temática de gênero e o papel da mulher como agente de transformação. Realizaremos, também, atividades nas escolas públicas do ensino fundamental e médio de Camaçari com o objetivo de auxiliar na promoção das áreas de CT&E e na colaboração feminina na indústria local. 

Coordenação do Projeto:

Lucas A. Silva - Coordenador

Dados do Projeto:

Período: 01/04/2019 até 01/05/2020

Matemática Básica


Resumo:

 Reforço de Matemática Básica para os alunos do ICTI.

Coordenação do Projeto:

Juarez Azevedo - Coordenador

 

Dados do Projeto:

Período: 12/03/2019 até 22/04/2019

Avaliado por: Maiana Brito

Tipo: Extensão

Oficinas de Leitura e Produção de Língua Inglesa


Resumo:

Curso de Leitura e Produção em Língua Inglesa para estudantes, professores e técnicos da UFBA.

Coordenação do Projeto:

José Newton - Coordenador

 

Dados do Projeto:

Período: 11/04/2019 à 31/07/2019

Avaliado por: Geisa Borges

Tipo: Extensão

Laboratório de Criação, Inovação e Linguagens


Resumo:

O projeto consiste em idealizar e conceber de forma colaborativa um espaço arquitetonicamente acolhedor, funcional e inspirador que promova a inovação, a criação e a comunicação. A atividade de extensão contará com o detalhamento do projeto arquitetônico, projetos de instalações e especificação dos equipamentos, bem como a idealização das regras de utilização do espaço. Este projeto será conduzido pelo Escritório Público de Engenharia e Arquitetura, BÁKÓ conjuntamente com os discentes, docentes e corpo técnico-administrativo do ICTI. Este projeto de extensão busca articular as funções de ensino e pesquisa, amplia e viabiliza a relação entre a Universidade e o uso pleno e eficiente dos espaços acadêmicos, estando em plena consonancia com as diretrizes definidas no Plano Nacional de Extensão Universitária. 

Coordenação do Projeto:

Alex Pires Carneiro - Coordenador

 

Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa


Resumo:

O projeto pretende atuar como uma laboratório de leitura e produção textual para subsidiar o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas e textuais relativas às capacidades de interpretação, compreensão, análise, síntese e produção de textos orais e escritos. Objetiva-se ampliar a experiência dos estudantes com a leitura e a escrita, de modo que eles possam dominar estratégias específicas para a compreensão e produção de gêneros escritos próprios do meio acadêmico. Além disso, o projeto poderá contribuir para um maior engajamento dos discentes nas atividades acadêmicas que envolvam a produção de gêneros textuais escritos e motivá-los a participar das diversas práticas sociais que exijam a escrita de textos científicos, constituindo-se em um espaço de excelência para estimular o espírito crítico e colaborativo entre os alunos.